terça-feira, 10 de maio de 2011

Soldados de Cristo...


Meus amados irmãos esta semana está bem corrida para mim, mais não poderia deixar de escrever sobre algo que li hoje, já falei num post anterior de indicação que estou lendo "O livro dos Mártires" confesso que quanto mais leio mais fico espantado com tudo que aconteceu na história da igreja do senhor nesta terra, gostaria de escrever aqui um testemunho que chamou muito minha atenção:

"No ano de 286 d.C., teve lugar um acontecimento dos mais notáveis registrados nos anais da igreja. Uma legião de soldados, composta seis mil seiscentos e sessenta e seis homens , era totalmente constituída por cristãos. Era chamada Legião Tebana porque os homens haviam sido recrutados em Tebas. Estiveram alojados no oriente até que o imperador Maximiano ordenou que se dirigissem às Gálias, sob as ordens de Maurício, Cândido e Exupérnio, seus dignos comandantes, e finalmente reuniram-se ao imperador.
Nesta ocasião, Maximiano ordenou um sacrifício geral, que deveria ser assistido por todo o exército. Também determinou um juramento de lealdade e de auxílio na extirpação dos cristãos das Gálias. Alarmados diante de tais ordens, cada um dos componentes da Legião Tebana recusou-se, por completo, a sacrificar e fazer os juramentos propostos. Extremamente enfurecido com a recusa, Maximiano ordenou que toda a legião fosse dizimada, isto é, que selecionassem um de cada dez homens , e os matassem à espada. Após a execução da ordem sanguinária, o restante permaneceu inflexível; por isso deu lugar à segunda dizimação: um de cada dez homens dos que ficaram vivos morreu de igual modo.
Este segundo castigo não teve maiores efeitos que o primeiro; os soldados mantiveram-se firmes em sua decisão e em seus princípios. Porém, por conselho de seus oficiais, declararam fidelidade ao seu imperador. Poder-se-ia pensar que isso abrandaria o soberano, mais o efeito foi contrário. Encolerizado diante da perseverança e unanimidade dos soldados, determinou que toda a legião fosse morta. A ordem foi executada pelas outras tropas, que os despedaçaram com suas espadas em 22 de setembro de 28/6 d.C." (O livro dos Mártires, John Fox; CPAD pag. 26 e 27)

Meus queridos confesso que fiquei maravilhado com a coragem destes soldados do bom mestre, mesmo diante da tirania de um imperador que emprestou seu coração a satanás não negaram ao meigo Nazareno. Será que ainda nestes dias de hoje podemos encontrar exemplos de tanta fidelidade? Será que nós teríamos a mesma coragem? Sei que ainda temos grandes homens e mulheres de Deus que tem doado sua vida pela causa do evangelho em vários países deste vasto planeta, sendo privados de tantas coisas como comida de qualidade, água potável, medicina de qualidade, sendo perseguidos, tendo que se esconder e muitos hoje já descansam no senhor mortos por homens tiranos como Maximiano.

Meus amados peço suas orações pelos soldados de Cristo que militam neste tempo, missionários que estão nos países não alcançados, janela 10/40 e tantos outros, vos convido a orar e contribuir para que a obra não pare.

Que possamos aprender com este exemplo de coragem e fidelidade ao senhor.

Paz de Cristo a todos...

Um comentário: